Just Makeup & Basics #2 - Primer de Rosto

Olá meninas,

a rubrica Juts Makeup & Basics esta semana vem um pouco atrasada. Na quinta feira não tive mesmo possibilidade de postar, no entanto hoje cá está ela. Como sabem, esta rubrica pretende falar um pouco de todos os produtos que são utilizados para criar uma maquilhagem do inicio ao fim. Na semana passada falei sobre os cuidados faciais e esta semana vou continuar a falar de rosto, mas desta vez sobre primers.

Para quem não sabe, os primers faciais permitem formar uma barreira entre a nossa pele e a maquilhagem permitindo que esta dure mais tempo no rosto sem ser necessário retocar a maquilhagem. Esta é a função base de todos os primers, no entanto existem alguns que trazem benefícios adicionais, como a redução de poros, redução das linhas finas, o controlo da oleosidade e muitos permitem para além destes factores corrigir um pouco a nossa pele. Existem vários tipos de primers e é importante saber escolher qual o mais adequado para o nosso tipo de pele. Depois da aplicação do primer, realmente sente-se uma grande diferença na aplicação da base, a pele fica muito mais suave, o que leva a que o pincel deslize muito melhor na nossa pele e a base fica com um acabamento muito melhor.

O componente maioritário dos primers é normalmente o silicone o que garante a suavidade da nossa pele após a sua aplicação, no entanto este silicones podem causar borbulhas ou alergias. Assim, se vocês utilizarem primers, é importante ficarem atentas para verificar se houve mudanças na vossa pele. Se verificarem isso recomendo que deixem de usar o produto e assim que a vossa pele estiver de volta ao normal experimentarem outro que se adeque mais às vossas características. Os primers são muitas vezes confundidos com os cremes hidrantantes, apesar de ajudarem a nossa pele não fazem as vezes de um hidratante. A nossa pele necessita sempre de hidratação.

Normalmente o primer deve ser aplicado ou com as mãos limpas, ou então com o pincel de base, e deve ser bem espalhado no rosto. Algumas marcas aconselham a aplicar os primers com pequenas batidinhas no rosto e depois espalhar. Eu pessoalmente utilizo sempre as mãos e aplico como se fosse um creme, mas sempre com o cuidado de espalhar bem o produto, para que a base depois se espalhe bem.

Muitas são as marcas de maquilhagem que fabricam primers. Mas será que todos funcionam da mesma forma? Não. Existem vários tipos de primers cada um com sua finalidade. Enquanto que há primers apenas que formam uma barreira entre a nossa pele e a maquilhagem e a ajudam a fixar, há outros por sua vez que para além disto, ajudam a nossa pele de outras formas. Existem primers que:

  • ajudam a diminuir a oleosidade;
  • ajudam a diminuir os poros;
  • ajudam a reduzir as linhas finas do rosto;
  • dão mais luminosidade ao rosto;
  • permitem corrigir a tonalidade da nossa pele.
A consistência dos primers é por norma pastosa e de cor transparente. Estes são os tipos de primers mais comuns que permitem resolver a maior parte dos problemas do nosso rosto (oleosidade, poros e linhas finas). Deixo-vos com alguns exemplos dos primers que eu considero os mais falados e mais conhecidos. 


1- Avon Magix
2- Primer de Alta definição do O Boticário (review para breve)
3- The body Shop Skin primer moisturizit
4- Sephora anti-shine primer


1- Make Up Forever Hd High definition primer
2- Smashbox Photo Finish Primer
3- Mac Prep+Prime skin base visage

Existem porém primers que têm cor, ou seja ajudam a uniformizar o tom da nossa pele. Os verdes são os mais populares e são úteis para quem tem problemas de vermelhidão na cara , são óptimos porque o verde na roda das cores está em oposição ao vermelho e assim ajuda a disfarçar as zonas vermelhas no rosto. É muito mais eficaz do que a utilização de um corrector verde. Temos também os rosas que ajudam a disfarçar zonas mais escuras do nosso rosto como por exemplo as olheiras. Há também ainda os primers que ajudam a dar um glow saudável à nossa pele e torna-la mais radiante e saudável, normalmente estes têm uma corzinha que ajuda a dar calor à nossa pele, como é o caso por exemplo do Face Iluminating Base da The Body Shop.


1- Make Up Forever HD high definition primer
2- Sephora Smoothing Primer
3- Make Up Forever HD high definition primer
4- The Body Shop Iluminating Face Base (review aqui)

E vocês meninas, usam primer? Como o aplicam? Contem tudo nos comentários :)

11 comentários :

  1. gosto muito do primer da shills e da skin79 :D são marcas muito boas e bem mais baratas do que a maioria :D tenho também esse do avon, mas me incomoda o cheiro... sou muito chata com essas coisinhas rsss
    beijos!! adorei o post!

    ResponderEliminar
  2. Liz

    não conheço os primeiros dois que falaste. Tenho de investigar lol :) e o da avon tb ainda n experimentei, mas ando mortinha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O meu primer é o primeiro que falas da Body Shop!
    Gosto muito mass noto que se tiver a pele sensível ou alguma borbulhinha "esfolada" arde um pouco logo após a aplicação!
    Assim antes de um bom primer um pele sempre bem tratada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Flor de Lótus,

    eu não podia concordar mais contigo, realmente a pele bem tratada e meio passo para o resto ficar impecável. Por isso achei por bem antes de falar de maquilhagem falar nos cuidados com a pele. Na semana passada foi disso que falei nesta rubrica.

    Beijinhos e obrigado pelo comentário

    ResponderEliminar
  5. eu tenho o primer da Avon e não gosto muito, faz a maquilhagem durar mais mas não diminui nada os meus poros.. confesso que fiquei desiludida com ele.
    ando curiosa para experimentar esses dois da the body shop..

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu uso o primer da Avon mas esta' mesmo a terminar e vou ter que comprar outro! Espero pelo review do Make B :p

    ResponderEliminar
  7. Eu só recentemente comecei a usar primer, até porque fiquei a conhecer apenas há pouco tempo.
    Estou a usar o primer de alta definição d'O Boticário. No entanto, o meu maior problema é a vermelhidão e nesse aspecto, este primer não me ajuda muito...
    Por isso, poderiam ajudar-me indicando que marcas vendem os primers verdes e qual valeria a pena eu comprar ? :)

    ResponderEliminar
  8. mariateresavieira

    olá, conheces a marca p2? não se vende em portugal, mas existe uma loja onde podes comprar online. Essa marca disponibiliza um primer verde. vou deixar aqui o link da loja:

    http://www.beautyboxportugal.pt.vu/

    A clinique também tem um primer específico para a pele com vermelidão.

    Espero ter ajudado
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Usei o do boticário, o da avo e, actualmente , uso o da body shop. O do boticário cheira muito bem, mas em mim não me faz efeito nenhum. O da Avon deixa a minha pele ainda mais oleosa do que já é. O da body shop, até agora tem se portado bem. No entanto, uso-o há muito pouco tempo e ainda não tive oportunidade de o testar numa festa, pois, geralmente, a minha base nunca dura :/.

    ResponderEliminar
  10. É nestas alturas que me "assusto" com o 'maravilhoso mundo do sexo feminino'...
    Primer! Nunca tinha ouvido falar em tal coisa!
    Obrigada pela dica :) Agora falta a parte prática disto! ;P

    ResponderEliminar