Just Makeup & Basics #7 - Blush

Olá meninas,

no post de hoje da rubrica Just Makeup & Basics, vamos aprender tudo sobre o blush, como se aplica quais as melhores ferramentas para aplicar, quais os tipos de blush etc.


Depois de um rosto hidratado e uma pele perfeita temos de dar cor e vida ao nosso rosto. O nosso melhor aliado para alcançarmos uma pele bonita, com cor vida e dimensão é o blush. Para quem se está agora a iniciar na maquilhagem, pode ainda não ter bem a noção que existem diferentes tipos de blush consoante a  textura e acabamento. Os mais mais conhecidos os seguintes:
  • Blush em pó
  • Blush em creme
  • Blush líquido
  • Blush baked (Blush "cozido")
  • Blush mineral

1- O Boticário Blush Compacto Make B. 
2- E.L.F. Studio Blush
3- NYX Powder Blush
4- Nars Blush
5- Mac Blush

O blush em pó é o tipo de blush mais usado e mais conhecido de todas nós. É também o mais fácil de usar. Este tipo de blush pode ter vários acabamentos, pode ser matte, shimmer, com glitter ou até pode ser um acabamento satin. Qual o melhor tipo de blush para vocês só depende do vosso gosto pessoal. Mas tenham em conta de que os blush com mais brilhos/glitters devem ser usados para ocasiões especiais, ou saídas á noite, e os blushes matte e satin são ideias para o uso diário. O blush em pó acentua sem dúvida todas as imperfeições Este tipo de blush pode ser usado em quase todo o tipo de peles, mas deve ser evitado em peles demasiado secas porque acentua ainda mais o aspecto de pele seca.


1- NYX Cream Blush
2- Illamasqua Blush
3- Nars Multiple
4- E.L.F. Studio Cream Blush

O blush em creme, e como o próprio nome indica têm uma textura cremosa que depois de aplicada deixa um glow natural na pele. Este tipo de blush pode ser usado sozinho, ou então pode ainda ser usado como base para o blush em pó. Ao se usar um blush em creme como base para o blush em pó, estamos a dar mais cor e intensidade ao blush e também a prolongar a sua duração.

Este tipo de blush é ideal para se usar tanto no Inverno, quando a nossa pele está mais seca, pois dá o aspecto de pele hidratada e luminosa. No verão é também uma boa opção porque é rápida e dá um look bem suave e fresco. No entanto este tipo de blush não é aconselhado a todos os tipos de pele. Pessoas com pele oleosa devem evitar o blush em creme pois pode acentuar ainda mais a oleosidade. 


1- Makeup Forever Blush HD
2- Benefit Cha Cha Tint
3- Blush Líquido O Boticário
4- Benefit Benetint

O blush líquido tem uma textura super leve e fácil de espalhar. Conseguimos uma aplicação mais suave ou mais intensa consoante a quantidade que colocamos e podemos sempre adicionar mais. Dentro desta categoria destacam-se ainda os "stains" ou seja um blush que mancha a pele e que dura muito tempo. O blush líquido O boticário é um bom exemplo, tem uma pigmentação razoável mas dura imenso tempo. São ideias para usar sozinhos para um look bastante suave ou então para usar como base do blush em pó.


1- Blush Mineral Everyday Minerals
2- Milani Baked Blush
3- The Body Shop Baked Blush
4- E.L.F. Mineral Blush

O blush mineral é conhecido pelas suas propriedades naturais e benéficas para o nosso rosto. É um blush que normalmente é em pó solto, e por isso se torna mais difícil de aplicar. Dá um ar saudável ao rosto, sem pesar. O blush baked é inovador, pois segundo as marcas, um dos processos utilizados na produção deste blush é a cozedura. são normalmente blushes de tamanho superior aos blushes em pó normais, e geralmente com veios de outras cores. Dão um glow natural ao rosto, e são muito suaves. Este tipo de blushes pode ser usado em qualquer tipo de pele, tendo sempre o cuidado na aplicação em peles mais secas.

Mas não é só importante conhecer os tipos de blush que existem, é também necessário perceber como se aplica. E para quem pensa que o blush se aplica sempre da mesma forma em todos os rostos, desengane-se pois não é verdade. Consoante o formato do vosso rosto, devem aplicar o blush de forma diferente. Deixo-vos uma imagem que explica como o devem fazer.
 Imagem retirada daqui

Por fim, devemos saber quais as melhores ferramentas para aplicarmos o blush. Muitos dos blushes que compramos trazem um pequeno pincel, no entanto se querem uma aplicação bonita do blush eu sugiro a utilização de um pincel. Os aplicadores são bons mas apenas para um retoque.


5- Real Techiques Blush Brush 

(Se quiserem comprar algum dos pinceis da Sigma, podem clicar AQUI e em compras superiores a 30 dollars recebem um presente grátis)

Como as cerdas são sintéticas e impedem a absorção do produto, os pincéis sintéticos são os ideais para a aplicação de blush em creme e blush líquido. Já o blush em pó e blush baked devem ser aplicados com um pincel de cerdas naturais. Os blushes minerais são mais complicados de aplicar devido à sua consistência, e para esses casos eu recomendo um pincel kabuki, ou então o famoso F80 da Sigma. Isto não é uma regra, vocês aplicam o blush com o pincel que vos for mais conveniente, porque o que conta afinal para a aplicação do blush é o formato do pincel e não as cerdas. Se querem uma aplicação mais precisa e querem afinar o rosto, a utilização de um pincel angular é o ideal. Se por outro lado, querem uma aplicação de blush mais disperça e não muito carregada, o típico pincel de blush arredondado na ponta é o ideal. 

O blush é uma ferramenta muito importante na maquilhagem pois permite-nos transformar completamente o nosso rosto. Para mim é um dos passos que eu mais gosto, porque posso variar as cores as texturas os acabamentos damos largas à imaginação.

Peço desculpa pelo post longo, mas acho que é essencial percebermos todo o conceito de blush. Espero que tenham gostado. Digam o que acham nos comentários e sobre que produto querem que faça o próximo Just Makeup & Basics.

6 comentários :

  1. Adorei o post! Já experimentei os blushes Minerais e os mais simples em pó (gostava já agora de te avisar que te enganaste na numeração dos blushes em pó e nos minerais, caso querias trocar =) )
    O meu próximo passo é comprar um em creme, estou mesmo curiosa! Já os líquidos não me chamam muito a atenção...
    E sendo o blush um complemento importante da maquilhagem, obrigada por toda a explicação! =) *

    ResponderEliminar
  2. bom post! eu adoro é blushes em creme para a minha pele como é seca..e adorava experimentar o da MUFE
    ***

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post, é muito útil para mim que não vivo sem blush... :)

    Beijinhos *****

    http://receitasdaabelhinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá! Foi mesmo um post muito bom. Quando iniciei-me na maquilhagem não era coisa que usasse muito, mas agora não passo sem ele. faz a diferença! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adoro esta rúbrica :D é fantástica mesmo :)

    (A legenda dos blush em pó está errada :x)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar