Just Makeup & Basics - Primer para Sombras

Olá meninas,

depois de algum tempo de ausência a rubrica Just Makeup & Basics está de volta! Para quem não sabe eu criei esta rubrica no nosso cantinho já à algum tempo e basicamente nela vou falar dos básicos da maquilhagem, porque acredito que há muitas meninas por aí que estão a iniciar-se neste mundo e claro querem aprender um pouco mais.

Reforço mais uma vez que o que eu escrevo nesta rubrica é apenas baseado na minha experiência pessoal com os produtos e claro com o que vou também aprendendo com vocês. Não sou profissional do ramo nem nada que se pareça, mas acho que posso ajudar muitas meninas com posts deste género.

E sem mais demoras vamos entrar no tema que vos trago hoje, Primer para Sombras. 


O primer de sombras é um dos passos essenciais numa maquilhagem se o resultado que queremos obter é uma maquilhagem de olhos vibrante e duradoura. Há quem defenda que o primer de sombras não é um passo essencial numa maquilhagem, no entanto, e na minha opinião, acho que é um pequeno passo que faz toda a diferença.

O que é um Primer para Sombras?
O primer de sombra ou base de sombra funciona da mesma forma que um primer de rosto, ele prepara a nossa pálpebra para receber a sombra. É um produto de maquilhagem que ajuda as sombras a durarem mais tempo nos nossos olhos sem acumularem e também a intensificar a cor das mesmas, permite também que a sombra seja aplicada de forma suave e uniforme por toda a pálpebra. 

Por norma é um produto cremoso que tem uma tonalidade semelhante ao tom de pele, que depois de espalhado na pálpebra quase que fica sem cor, mas mesmo assim uniformiza a pálpebra. Porém, nos últimos anos, têm-se visto cada vez mais primers de sombras com uma textura diferente. Muitas são as marcas que agora optam por primers de sombra com uma consistência mais líquida e branca (Primer de Sombras O Boticário, Nars Smudge Proof Eyeshadow Base). 

O primer de sombras só deve ser utilizado por quem tem pálpebras oleosas?
O primer de sombras é um grande aliado de todas as mulheres, no entanto penso que seja um passo essencial para quem tem a pálpebra oleosa. Muitas das mulheres com este problema vêm muitas vezes a sombra a acumular-se nas pequenas dobras do seu olho mas se utilizarem um primer de sombra isso pode ser prevenido. As sombras mantêm-se no sítio por mais tempo e a intensidade permanece a mesma durante longas horas. 

Mas não quero com isto dizer que apenas quem tem problemas de pálpebras oleosas deve usar este produto. Como referi anteriormente o primer também ajuda a potencializar a cor e a durabilidade da sombra, portanto se é isso que pretendem e têm a pele normal e/ou seca podem e devem usar um primer de sombra. 

Só devo utilizar primer de sombra quando a sombra que estou a utilizar é de qualidade inferior?
Este é na minha opinião um grande "mito". É verdade que a utilização de um bom primer ajuda, e muito as sombras de qualidade inferior a terem uma intensidade maior, mas se querem que a sombra agarre bem ao olho e que dure mais tempo e /ou que a sombra não esfarele tanto na altura da aplicação, devem usar primer. Na minha opinião, podem devem usar um primer independentemente das sombras que aplicam. 

Primer de Sombras ou Sombra Cremosa?
Há muitas meninas que confundem primer de sombra com sombra cremosa, mas são dois produtos distintos. O mercado de produtos de cosmética tem evoluído nesse campo e são muitas as marcas que agora desenvolvem sombras cremosas de alta duração e à prova de água. Nesses casos, a utilização de uma sombra cremosa pode inviabilizar um primer de sombras, porque a própria sombra já tem uma durabilidade elevada. Mas caso não seja essa a situação, a utilização de uma sombra cremosa não inviabiliza a utilização de um primer de sombras. 

É verdade que se utilizarem uma base de sombra e aplicarem uma sombra em pó por cima a cor vai ficar mais intensa, mas a durabilidade pode não aumentar. Principalmente para quem tem as palpebras oleosas a utilização de um produto cremoso, mesmo que selado com uma sombra em pó, pode fazer com que as sombras acumulem ainda mais se não utilizarem um primer de sombras.

Há no entanto produtos no mercado que já combinam as duas características como é o caso do Urban Decay Primer Potion, que agora está disponível na cor original e em mais três cores a Sin, Greed e a Creep. Outro exemplo disso são os Paint Pots da Mac que estão disponíveis em imensas cores e que também garantem uma durabilidade das sombras nos olhos. 

Como aplicar um Primer de Sombras?
Na minha opinião a melhor forma de se aplicar um primer de sombras é utilizando os nossos dedos. Com o calor dos nossos dedos o primer espalha-se melhor e funde-se com a nossa pele.  Se não gostam de utilizar os vossos dedos para aplicar produtos podem sempre optar por utilizar os pincéis. Para aplicar este género de produto (cremoso) os pincéis mais indicados são os de cerdas sintéticas porque não absorvem tanto produto e o espalham melhor. 


Se fizerem uma pesquisa no mercado de primers vão verificar que existem imensos primers de sombras de imensas marcas, no entanto os três que mais se destacam são o Too Faced Eye Shadow Insurance, o Urban Decay Primer Potion e os Paint Pots da Mac. Mas há também alternativas mais baratas como o Eyeshadow Base da Nyx, ou o Mineral Eyeshadow da E.L.F.  A oferta é muita e não há forma de vos poder indicar qual o melhor produto a usar, porque cada pele é diferente e reage de forma diferente aos produtos. O melhor conselho que vos posso dar é mesmo irem experimentando vários produtos até que encontrem o que for mais indicado para vocês e as vossas necessidades.

Se por alguma razão não leram os posts anteriores desta rubrica deixo aqui os links para que o possam fazer:
  1. Cuidados de Rosto
  2. Primer de Rosto
  3. Base Líquida
  4. Base em Mousse
  5. Base em Pó 
  6. Pó Compacto
  7. Blush
  8. Correctores

Espero que o post não tenha sido maçador e que vos tenha ajudado. 
Então meninas o que acharam do post? Qual o vosso primer de sombras favorito?

8 comentários :

  1. Ain eu quero tudo!! omg

    BEIJÃO, IANA PAULINHA
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Que post tão completo!!!
    Adorei***
    Um beijinhoooooooooo

    ResponderEliminar
  3. Adoro realmnete este tipo de rubricas. Para alguém novata como eu é sempre bom bom bom :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Gostei imenso do teu post, principalmente porque nunca fui uma pessoa muito ligada à maquilhagem, estou sempre a ouvir primer para aqui e primer para ali e nunca ninguem me explicou ao certo o que era e como funciona.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Só se aplica na zona superior do olho?

    ResponderEliminar
  6. ADOREI o post
    tô precisando mesmo de um primer para a área dos olhos
    Beijos
    http://ehoradoesmalte.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Arca Trapos
    Não nina, podes aplicar também na linha das pestanas inferiores. Basicamente deves aplicar primer onde vais colocar sombra.

    Kelly
    Ainda bem que gostaste nina. Qual vais comprar?

    Cátia
    Ainda bem que gostaste e que o post ajudou :)

    Helen
    Obrigado querida :)

    Carina
    Obrigado querida :) Ainda bem que gostaste. Acho que realmente faz falta posts deste género para meninas que se estão a iniciar e mesmo para nós aprendermos um pouco mais enquanto pesquisamos :)

    Beijinhos****

    ResponderEliminar
  8. Ando a "namorar" as Primer Potions da UD há uns belos meses lol

    ResponderEliminar