Batalha de Produtos | Água Micelar

Olá a todos,

não podemos negar que a moda das águas micelares veio para ficar. A Bioderma foi uma das marcas pioneiras nesta matéria ao lançar a sua famosa Água Micelar. Ficámos rendidas com às óptimas reviews deste produto e maravilhadas com a sua eficácia. Tornou-se um produto adorado e desejado por muitas pessoas. A verdade é que o preço da Água Micelar da Bioderma é um pouco elevado, o que fez com que marcas bem conhecidas (L'oreal, Garnier, Nívea) lançassem a sua versão de Água Micelar a um preço bem mais acessível. Neste momento encontramos em qualquer hiper ou supermercado diversas opções de água micelar. Fiquei bastante curiosa com a variedade da oferta, e foi aí que pensei em fazer um post onde pudesse comparar algumas das águas micelares que existem no mercado. E cá está ele..

Bem vindas ao primeiro "Batalha de Produtos", sendo que hoje é sobre Água Micelar mas os próximos poderão ser sobre produtos de maquilhagem, de beleza, cuidados de corpo, etc. 

Curiosas? Então continuem a ler e vejam quem saiu vencedora desta batalha!


Antes de começar a falar nos produtos, tenho de vos dizer que testei todas as águas micelares durante o mesmo período de tempo à excepção da água micelar da Bioderma que tenho à mais tempo e é a que usava regularmente na minha rotina de limpeza de rosto. A Água Micelar deve ser um auxiliar na vossa rotina de limpeza do rosto, eu pessoalmente gosto de a utilizar depois de desmaquilhar o rosto (seja com desmaquilhante e/ou toalhita) e de o lavar com um gel de limpeza,  utilizo a água para remover os possíveis resíduos que possam ter ficado no rosto. No entanto, para avaliar o potencial dos produtos em teste, eu testei as águas tanto na remoção completa da maquilhagem como também como água de limpeza/tónico.

Apesar de ser um produto muito conhecido neste mundo da beleza e blogs há quem ainda não saiba o que é a Água Micelar, e para quem ainda não conhece aqui fica uma pequena explicação.

O que é a Água Micelar?
É basicamente uma água que ajuda a desmaquilhar, a limpar e a tonificar o rosto sem ser necessário enxaguar posteriormente. Deixo-vos, no entanto, com uma definição mais completa: "Solução de limpeza que recorre a moléculas com propriedades lipfílicas e hidrofílicas (soluveis em lípidos e em água), o que lhes permite absorver as particulas de sujidade e eliminá-las por arrastamento, sem agredir a barreira cutânea." (fonte: aqui)

Agora que já sabem sobre o que vamos falar e todas as condições do teste que fiz nestes produtos vamos dar início à nossa batalha. 


Bioderma Solução Micelar para peles Mistas a Oleosas
Como referi no início do post a Bioderma foi uma das marcas pioneiras na criação de uma água que nos facilita e ajuda na altura de limpar o nosso rosto. A Bioderma tem dois tipos de água micelar, uma para peles secas e sensíveis e outra para peles mistas a oleosas. Já experimentei as duas e apesar da minha pele ser oleosa eu gostei muito mais da versão original. É o produto que tenho em utilização à mais tempo e só o utilizo esporadicamente porque na realidade não gosto. Mas vamos primeiro às vantagens e desvantagens:

Prós
- Embalagem com um sistema de pump que facilita imenso na altura de retirar e dosear o produto;
- Existem dois tipos de água, uma para peles sensíveis e outra para peles oleosas;
- Ajuda no controlo da oleosidade;
- Não contém álcool;

Contras
- É uma fórmula perfumada, pelo que se têm a pele sensível é melhor usar a versão para peles sensíveis;
- Preço elevado cerca de 17€ por 500ml de produto;
- Apenas se encontra disponível em farmácias e parafarmácias.

Esta é uma água micelar eficaz na remoção da maquilhagem, retira quase tudo com um mínimo de esforço, necessito apenas de uma rodela de algodão para o rosto e uma para cada olho e a maquilhagem é facilmente retirada. Apesar de a marca defender que não é necessário enxaguar depois de usar o produto, eu prefiro sempre lavar o rosto para ter a certeza de que todos os resíduos de maquilhagem foram retirados. Notei também que a minha oleosidade estava mais controlada. No entanto o meu problema com esta água micelar não foi a sua eficácia mas sim o que ela faz ao meu rosto. Depois de uma utilização continuada verifiquei que estava a ficar com pequenas borbulhas no meu rosto e o produto responsável foi mesmo esta água. E por isso mesmo deixei de a usar frequentemente e uso apenas de vez em quando apenas para gastar o produto. Tenho de referir que usei a água micelar para peles sensíveis da mesma marca e adorei, é igualmente eficaz e não me causou nenhuma reacção alérgica. 



Corine de Farme Água Púra Micelar
A Corine de Farme é vulgarmente associada a cuidados de pele para os bébés mas recentemente apostou numa linha especialmente dedicada à limpeza e cuidados de rosto e corpo dos mais crescidos. 

Prós
- Preço bastante acessível 5,99€ por 500ml de produto;
- Está disponível em qualquer hiper ou super mercado.


Contras
- Apenas existe uma versão do produto para peles secas e sensíveis;
- Tem perfume na sua composição;
- Embalagem com pump que não dispensa correctamente o produto.


No que diz respeito a águas micelares prefiro as que não têm perfume e esta em particular tem um cheiro que a mim pessoalmente não me agrada. O seu desempenho na remoção da maquilhagem também não é impressionante. Para remover a maquilhagem é necessário algum esforço e insistência em zonas mais complicadas como é o caso dos olhos, principalmente se usar maquilhagem à prova de água. 

Não recomendo o produto se o forem usar como desmaquilhante mas é um óptimo produto se o utilizarem depois de retirarem a maquilhagem com outro produto ou como tónico. Deixa a pele com uma sensação de bem estar e frescura e também muito suave. Outro ponto positivo é que mesmo tendo a pele oleosa e esta água ser formulada para peles secas e sensíveis não notei que a minha pele ficasse mais oleosa.


L'oreal Água Micelar de Limpeza 
Esta faz parte das águas micelares que estão agora disponíveis em qualquer hiper ou supermercado, faz parte de uma linha da L'oreal Sublime e Suave composta apenas por produtos que ajudam na hora de limpar o rosto.

Prós
- Embalagem compacta que facilmente se arruma;
- Encontra-se facilmente em qualquer hiper ou supermercado;
- Não tem perfume nem álcool.

Contras
Embalagem sem sistema de pump e com uma abertura grande o que não permite controlar e dosear o produto;
- Apenas tem 200ml de produto e custa 5,99€;
- Só existe a versão para peles secas e sensíveis.

Tenho um grande problema com este produto que é a sua embalagem. A embalagem em si é pequena e estreita o que permite uma boa arrumação, porém o sistema usado para retirar o produto da embalagem é horrível. Cada vez que tento tirar produto sai sempre imenso, fica mesmo o algodão todo ensopado, o que para mim é um desperdício de produto. Devido a isso o rosto fica muito molhado e quando aplicamos o no rosto quase que faz espuma de tanto produto que leva o algodão. Temos de ter imenso cuidado e tentar deitar o mínimo de produto. 

Quanto à sua eficácia posso dizer que gostei, remove bem a maquilhagem sem ser preciso muito esforço no entanto a maquilhagem de olhos, mais precisamente máscara e eyeliner, são mais difíceis de retirar. Acho que este produto funciona relativamente bem como desmaquilhante, mas ao contrário da água micelar da Corine de Farme não acho que funcione tão bem como tónico, não noto a minha pele fresca nem com uma sensação de limpeza. Acho que conseguiria tirar mais partido deste produto se modificassem a embalagem.


Garnier Água Micelar Tudo em 1
Como já referi neste post acho que a água micelar não deveria ser substituta de um bom gel de limpeza e /ou tónico, no entanto em dias em que temos mais pressa de manhã ou que já estamos com preguiça à noite é uma boa alternativa. Este produto defende ser um 3 em 1 e realmente eu acho que ele desempenha bem o seu papel nas três funções. Remove com alguma facilidade toda a maquilhagem do rosto e mesmo a maquilhagem à prova de água é removida depois de algumas passagens com o algodão. Se aplicado depois de a pele ter sido limpa com um gel de limpeza, a pele fica macia, tonificada e principalmente refrescada. O único problema deste produto é o facto de a embalagem não ter pump e não termos assim a vida facilitada na hora de dosear o produto. Outro problema que encontrei neste produto é que esta fórmula pode ser um pouco mais agressiva nos olhos do que as que já mencionei, mas nada de muito significativo. 

Prós
- Encontra-se facilmente em hiper e supermercados;
- Preço acessível, 5,99€ por 400ml de produto;
- Fórmula para todo o tipo de peles;
- Segundo a marca é um produto que pode ser usado para limpar, desmaquilhar e tonificar;
- Não tem perfume

Contras
- Embalagem sem pump;


Água Micelar Caudalie
De todas as águas micelares esta foi a que mais me desiludiu, não sei se tinha expectativas muito altas em relação a ela, mas a verdade é que não teve o desempenho que promete nomeadamente em relação ao desmaquilhar. 

Como água de limpeza ou melhor, como tónico de limpeza funciona muito bem, acalma a pele deixando-a muito fresca e com uma sensação de relaxamento incrível. No que diz respeito à remoção da maquilhagem não funciona tão bem, remove a maquilhagem mais básica mas em relação a olhos e a maquilhagem mais teimosa não cumpre. 

Prós
- Embalagem pequena, compacta e fácil de guardar;
- Não tem sistema de pump, mas a embalagem permite dosear e controlar o produto que retiramos;
- Produto indicado para qualquer tipo de pele;
- Produto para todo o tipo de peles.

Contras
- Apenas 200ml de produto por cerca de 15€;
- Apenas disponível em farmácias e parafarmácias;
- Tem um ligeiro perfume.

Conclusão:
Acho que devo deixar bem claro que eu testei a eficácia destes produtos tanto na remoção da maquilhagem como também na sua vertente de água de limpeza/tónico. Em conclusão o que vos posso dizer:

- Fiquei surpreendida com a qualidade das águas que estão disponíveis nos hiper e supermercados, têm um bom desempenho e uma boa relação qualidade/preço comparativamente à da Bioderma;

- Todas as águas de supermercado têm um problema com a embalagem, nenhuma conseguiu o sistema ideal para dosearmos correctamente o produto;

- A água que mais me desiludiu foi a da L'oreal não só pelo facto de pagarmos 5,99€ por apenas 200ml de produto mas também pela má embalagem que acaba também por afectar o desempenho do produto;

- A que mais surpreendeu foi sem dúvida a água da Garnier, cumpre o que promete tem uma embalagem razoável e um preço acessível tendo em conta a quantidade de produto que obtemos;

- Prefiro usar este género de produtos depois de já ter desmaquilhado e lavado o rosto, mais como uma água calmante/tónico. Usar algo deste género para desmaquilhar pode tornar-se um processo demorado onde acabamos por gastar demasiado produto. 

Vamos então descobrir quais as melhores águas micelares?

Melhor água a desmaquilhar (Rosto, Lábios e Olhos)
Garnier Tudo em 1 Água Micelar

Melhor a apaziguar, refrescar e tonificar a pele
Água Micelar Caudalie

Melhor relação Qualidade/Preço
Garnier Tudo em 1 Água Micelar

Melhor relação Quantidade/Preço
Corine de Farme Água Pura Micelar

Melhor Embalagem
Água Micelar Bioderma

Melhor Água Micelar 
Mesmo depois de existirem várias opções mais baratas no hipermercado, para mim a melhor água micelar continua a ser a da Bioderma mas a versão para peles sensíveis. No entanto, e não tendo esse produto feito parte desta batalha, vou dizer-vos o que mais gostei dos que analisei, que foi a Água Micelar da Garnier Tudo em 1.


O post foi extenso mas espero que tenha valido a pena e que vos tenha ajudado na altura de comprar e investir numa água micelar. Se quiserem optar pela da Bioderma para peles sensíveis acho que é a melhor opção, se não quiserem gastar tanto dinheiro têm uma boa alternativa a da Garnier.

Já experimentaram algum destes produtos?
Qual o vosso favorito? Qual a vossa opinião?
Contem-me tudo!

20 comentários :

  1. Adorei! Já tinha pensado fazer um do género! Já experimentei 3 da bioderma, a que mais gostei foi a de peles sensiveis também! E agora recentemente também tenho a da Corine de Farme e a da Garnier para testar! Grande post :)

    ResponderEliminar
  2. Estou a usar a da L'oreal e realmente a embalagem é muito má, desperdiça muito produto. No entanto, estou a gostar muito do produto em si, a minha pele andava desidratada e melhorou imenso desde que estou a utilizá-la. Quando terminar esta quero experimentar a da Garnier :) Adorei o post, super completo! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Tenho ali a da Bioderma e a da Corine de Farme para experimentar, mas quero muito experimentar essa da Garnier. Excelente preço!

    ResponderEliminar
  4. Nossa, AMEI o post!!! Muito bom!
    já usei a da Bioderma e tenho ouvido falar da Loreal, Garnier...mas ainda não tinha lido uma opinião mesmo. Sabe se consigo comprar online a da Garnier?

    bjos

    ResponderEliminar
  5. Bem, não experimentei essas águas todas, só a pouco tempo é que entrei neste mundo a agua micelar, e gosto bastante do da Bioderma , o original.
    Mas gostei do post, acho que vou experimentar o da garnier, até porque é mais barato.
    Beijinho*
    http://closetdamariauxinha88.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Estou doida por experimentar essa água micelar :)
    Bjs

    http://morningdreamsfree.blogspot.pt/

    Sofia Pinto

    ResponderEliminar
  7. Tb é a minha favorita do momento!!

    Parabéns, excelente Post Ana!!! :)

    *um beijinho
    www.blogbeautytouch.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Já experimentei as duas da Bioderma e a da Garnier. Gostei muito da Garnier e não vou comprar mais as da Bioderma.
    Bjs

    http://melminhoshop.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post! De facto ja algum tempo ando para comprar uma água micelar, mas estava a espera que o meu tónico actual acabasse lol tinhas grandes expectativas em relação à da L'oreal e ate tinha pensado comprar, pq to um bocado traumatizada com produtos Garnier....mas dps deste post vou pensar melhor no assunto lol beijinhoss

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito da água micelar da Bioderma, e não fosse o preço mais elevado e já tinha comprado outra. Entretanto estou muito curiosa para experimentar a da Garnier.
    Bjs*

    ResponderEliminar
  11. Muito útil este post, obrigada! :)

    Barry M - Nagellack - Nail Paint - Nr. 354 - Amethyst Glitter
    beautyuk - Nagellack - Posh Polish - Gel FX - Nr. 35 - Blue Denim
    models own - Nagellack - Northern Lights - Hologram
    Orly - Nagellack - Cool Romance Miniatures - Jealous Much
    China Glaze - Nagellack - Texture - May 2013 - In The Rough (light lime)

    ResponderEliminar
  12. Desculpa, no comentário em vez de assinar com o meu blog assinei com uma lista de vernizes!!! LOL sorry :P

    O meu blog: http://pprettyplease.blogspot.pt
    Facebook do blog: https://www.facebook.com/pprettyplease
    A minha loja de bijuteria online: http://www.2bpretty.pt

    ResponderEliminar
  13. óptimo post e bastante útil, já escolhi então a minha próxima água micelar.

    http://beautyshinewoman.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Adorei o post, é mesmo muito util para quem quer experimentar uma delas! Eu neste momento tenho a da Corine de Farme mas ainda n tenho uma opinião formada sobre ela, a ver vamos!
    Beijinhos querida*

    http://beadivaandshine.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Estou a usar a da Bioderma para peles mistas a oleosas. Gosto da sensação de frescura que deixa. Não tenho muita paciência para utilizar gel limpeza/tónico, por isso procuro sempre uma coisa rápida...Fiquei curiosa com as águas micelares disponíveis no mercado e da próxima vou comprar a Garnier, pois já outras pessoas me falaram bem dela. Além disso é muito mais barata. Obrigada pelo post super completo!!!Adoro quando está tudo explicadinho:)

    ResponderEliminar
  16. Era mesmo uma revisão destas que tenho andado à procura! Finalmente! ;)

    Uso a água micelar da Bioderma para peles sensíveis (apesar de ter pele oleosa) e gosto muito, quer para tirar residuos de maquilhagem, quer para limpar o rosto de manhã em vez de o lavar (a preguiça é tão grande). Desde que tenho ouvido falar nos novos lançamentos de supermercado que tenho bastante curiosidade, mas queria perceber as diferenças entre as várias ofertas que existem, e tenho tido alguma dificuldade em encontrar revisões que focassem os factores que realmente me interessam. Tal como tu prefiro uma água micelar suave e sem perfume, que ao mesmo tempo seja eficaz (tal como a da Bioderma). Parece-me que a da Garnier é uma óptima alternativa pois pesa menos na carteira, e já está na wishlist para quando a da Bioderma terminar.

    Obrigada pela revisão, foi muito útil! :) beijinhos

    ResponderEliminar
  17. excelente artigo. ainda nao tenho nenhuma mas ja sei qual comprar!Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Muchisimas gracias,estupendo post sobre las aguas Micelares.Solo he probado la de Garnier y es maravillosa.Relación precio-calidad.Bss.

    ResponderEliminar
  19. o Post foi sem dúvida mesmo bom!
    a água micelar da garnier é a que uso desde que comecei a usar estas águas, e não tenciono mudar, pois para mim é excelente!
    Meu blog: My Secret Loves ♥

    ResponderEliminar
  20. Ola,
    Sou nova por aqui e nestes campos... Vim dar aqui com o Blog porque comprei a agua micelar da corine e não se coincidencia ou não... fiquei com acne, daí a minha pesquisa, para saber se isto já tinha acontecido a mais alguem.
    A minha pela é sensivel, extremamente sensivel, apesar da minha idade (28) ainda com tendência ao acne.
    Sempre fui muito prática e pouco entendida na matéria e por isso desde há muitos anos que usava apenas um desmaquilhante de olhos (Nivea) um gel - La Roche posay (para lavar) e creme recomendado pela dermatogista há já muitos anos.
    Agora que me comecei a maquilhar um pouquinho mais e o desmaquilhante estava a acabar comprei a agua micelar da corine que tanto se fala agora e que aconteceu saltaram-me umas quantas borbulhas em cima.
    No momento da aplicação não notei "sintoma" nenhum apenas que ficava com a sensaçao de o produto ficar na cara por isso acabava por lavar com o gel.
    Obtei pela agua micelar pela sentido pratico, desmaquilhava olhos e rosto e já está...mas com esta reaçao nem sei que fazer agora...nao sei se deva exprimentar outra agua, se usar um desmaquilhante.
    A minha rotina era desmaquilhante de olhos, que acabava por limpar o resto do rosto, lavar com o gel e aplicar o creme receitado pela dermatologista.
    Eu sei que cada caso é um caso e cada pele é uma pele mas gostaria de obter a sua opinião.
    Obrigada e boa publicações...
    Sara Pedro

    ResponderEliminar